Adriano Correia de Oliveira - O Trovador da Liberdade

A Associação Conquistas da Revolução, em colaboração com a Câmara Municipal 
do Barreiro, assinalou no passado dia 9 de Abril, no Auditório Municipal Augusto 
Cabrita, os 75 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira, uma voz única da 
música portuguesa que, ao longo dos seus quarenta anos de vida, esteve sempre 
do lado da liberdade, da democracia, da justiça social, sempre ao lado do seu povo.

Esta iniciativa contou com a participação de Vitorino, Janita Salomé, Samuel e Nuno Tavares, e do Grupo Jurídico de Canto e Guitarra de Coimbra, e intervenções 
de Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e do Comandante Manuel Begonha, Presidente da Associação Conquistas da Revolução.

No decorrer da iniciativa foi referido que “O último espetáculo de Adriano Correia de Oliveira" foi precisamente no Barreiro, terra de luta, terra de Abril.
Para a cultura portuguesa fica o legado de Adriano Correia de Oliveira. Para todos o exemplo do seu empenhamento na construção de um Portugal democrático e na defesa das "conquistas da revolução.”

“Adriano Correia de Oliveira foi um dos autores mais marcantes da música de intervenção e da canção de Coimbra. A sua voz ímpar distinguiu-se pelo timbre e pela limpidez. Com enorme coragem, interpretou palavras de luta e resistência contra a ditadura fascista e acompanhou as muitas conquistas de Abril no período revolucionário.”






Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro


Comandante Manuel Begonha, presidente da direcção da ACR

Em nome da direcção da ACR, quero agradecer a vossa presença, que muito nos satisfaz e honra.
Quero agradecer à câmara Municipal do Barreiro a cedência destas excelentes instalações, meios técnicos e apoios, bom como aos respectivos colaboradores que tornaram possível este espectáculo.
Agradeço finalmente a generosidade dos artistas, fundamental para o sucesso desta homenagem.
Lembro que uma iniciativa como este, apesar da boa vontade de todos os intervenientes, tem custos, pelo que apreciaríamos que comprassem os nossos livros que estão expostos na banca.
São eles:
“Vasco, nome de Abril” que é um conjunto de depoimentos de 75 figuras públicas que pretenderam dar o seu testemunho sobre a vida e obra do Gen. Vasco Gonçalves; “As Conquistas da Revolução” que recorrendo a decretos-lei e respectivos preâmbulos publicados no Diário da República, descrevem as grandes transformações que ocorreram maioritariamente nos 4 governos provisórios presididos por Vasco Gonçalves e que hoje designamos por “Conquistas da Revolução”, muitas delas consagradas na Constituição da República e “5ª Divisão – MFA – Revolução e Cultura” que historia o que foi a tão caluniada 5ª Divisão do EMGFA e no qual se descrevem as campanhas de Dinamização Cultural.

A ACR foi constituída para defender estas conquistas e para não deixar esquecer aqueles que se distinguiram pela obra produzida na correspondente construção e consolidação, dos quais destacamos Vasco Gonçalves, patrono da nossa Associação.
Destes, no campo da cultura e especialmente na música popular portuguesa, tem justíssima relevância Adriano Correia de Oliveira que como compositor e intérprete teve um papel marcante na construção de um Portugal livre e democrático e que hoje evocamos e homenageamos.

O Adriano, nasceu no Porto a 9 de Abril de 1942, faria, portanto hoje 75 anos, e faleceu em Avintes em 1982.
Ficou para a história do movimento estudantil a estreia da “Trova do vento que passa”, na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Este género musical tornou-se inovador e após a sua edição em disco em 1963, passou a ser como que o hino da luta anti-fascista estudantil.

Não esqueço a ligação que com ele estabeleci durante a sua acção cívica no âmbito da 5ª divisão do EMGFA, onde em 1974/75, integrou o departamento de música da CODICE, organismo que coordenou as campanhas de dinamização cultural do MFA.
Assim interveio por este país, tendo-se empenhado activamente no contacto com a população, onde mostrou bem a sua qualidade humana, o seu inconformismo e vontade de mudança.
Era, pode dizer-se, um homem grande em todos os sentidos.
E foi por tudo isto que é com grande alegria que vos comunico que na última Assembleia Geral, foi aprovada, por unanimidade e aclamação, a atribuição a Adriano Correia de Oliveira, a qualidade de sócio de mérito da Associação Conquistas da Revolução.
Finalmente, desejo que se divirtam, que gostem do espectáculo e que saiam daqui mais inspirados para prosseguir na luta pela defesa da nossa Constituição, último baluarte para manter abertas “As portas que Abril abriu”, como diria Ary dos Santos.


Grupo Jurídico de Canto e Guitarra de Coimbra







Raquel Bulha. Apresentou o espectáculo

Samuel e Nuno Tavares



Janita Salomé e Filipe Raposo







Armindo Fernandes


Vitorino