24 de Abril na Baixa da Banheira

Associação Conquistas da Revolução saudou jantar comemorativo do 25 de Abril na Baixa da Banheira




   Cerca de cem democratas participaram no jantar comemorativo do 43º aniversário do 25 de Abril promovido pelo Movimento Associativo da Baixa Banheira na noite 24, no Ginásio Atlético Clube, ao qual a ACR enviou uma saudação, lida por Diamantino Patarata:
  
   “Amigos, companheiros, camaradas.
   “Não será difícil sentirdes vós próprios quanto nos custa não podermos corresponder ao convite que, uma vez mais, nos haveis endereçado para juntarmo-nos nesta noite de 43º Aniversário do 25 de Abril. Mas é para nós fácil de imaginar que também ficareis satisfeitos ao confessarmos que aumentou significativamente o número de solicitações que nos endereçaram, de norte a sul do país, em especial na Península de Setúbal, ultrapassando em muito, aceitem o termo, a nossa capacidade física.  
    “Há 43 anos, no mais ocidental dos países capitalista da Europa continental, deu-se a Revolução dos Cravos.
   “Resultou de uma prolongada e tenaz resistência e luta antifascistas e de unidade democrática, que neste concelho viu bandeiras erguidas, cujos custos - até à morte, nas prisões, campos e ruas - foram incomensuráveis;
   “resultou de uma correlação de forças a nível mundial, após a derrota do nazi-fascismo, onde a violação dos direitos humanos e da soberania nacional encontrou um travão que hoje, uma vez enfraquecido, faz do Mundo um Mundo de guerra e exploração em vez de um Mundo de Paz e Cooperação, com a cumplicidade e comprometimento de sucessivos governos do nosso País, rasgando princípios constitucionais.
    “resultou das batalhas dos povos das ex-colónias pela independência e soberania,
   “resultou da consciência entre militares de que era justa e invencível a causa que estas constituíam, dando corpo ao MFA.
   “Vamos ser breves.
   “Recordemos tão-somente os ‘TRÊS DÊS’: Democratização, Descolonização, Desenvolvimento.
   “Quatro décadas depois do início da recuperação capitalista, latifundista e imperialista, atenhamos ao segundo ‘DÊ’: o Portugal de hoje continua, quase que se pode dizer mais do que nunca, submetido às garras dos grandes grupos económicos e financeiros, nacionais e transnacionais - mas insubmisso, pugnamos nós por isso, à tentativa de imposição, política e ideológica, de que não há alternativa!
   “Sabeis o que somos: uma Associação que se constituiu e prossegue na projecção e consolidação do legado - dos legados político, moral e cultural - do General Vasco Gonçalves, Companheiro Vasco, Primeiro-Ministro do Povo e dos Trabalhadores.
   “Estamos em Abril, mês da Liberdade e da Constituição. Estamos em Maio, mês internacional da Luta.
   “Até amanhã, até sempre: ABRIL VENCERÁ!
   “O nosso obrigado!!”
   Usaram igualmente da palavra José Manuel Fernandes, outro dirigente do movimento associativo, Nuno Cavaco, Presidente da Junta da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, e Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita.