Lançamento do livro "Vasco, nome de Abril"


Como já anunciámos esta sessão realizou-se na Casa do Alentejo no dia 18 de Julho, registando os 40 anos da tomada de posse do nosso General Vasco Gonçalves como Primeiro-ministro do Segundo Governo Provisório.

Tratou-se de mais uma homenagem a um dos mais ilustres "capitães de Abril" com o lançamento do livro VASCO,NOME DE ABRIL,editado pela ACR, com 75 depoimentos de várias personalidades da vida nacional e internacional .

Além das já publicadas fotografias que registam o evento. Publicam-se hoje estes videos que completam um pouco mais do que se passou na cerimónia.


O apresentador Cândido Mota faz a introdução à sessão


Tavares Marques e Manuel Diogo leem 5 poemas alusivos a Vasco Gonçalves



Apresentador Cândido Mota lê texto sobre Vasco Gonçalves


O presidente da direcção da ACR, cmdt. Manuel Begonha, no uso da palavra



Lançamento do livro VASCO,NOME DE ABRIL

Esta sessão realizada ontem,na Casa do Alentejo, dia 18 de Julho, regista os 40 anos da tomada de posse do nosso General Vasco Gonçalves como Primeiro-ministro do Segundo Governo Provisório.Tratou-se de mais uma homenagem a um dos mais ilustres "capitães de Abril" com o lançamento do livro VASCO,NOME DE ABRIL,editado pela ACR - com 75 depoimentos de várias personagens da vida nacional e internacional - e como se pode constatar pelo registo das fotos seguintes foi um notável evento ,com o Salão Nobre completamente esgotado e com a aquisição completa de todos os exemplares ali disponíveis para esse efeito.

Agradecemos aos Associados e Amigos que comparecerem e o apoio de todos os que tornaram este acto possível.


OBS : O livro  continua à disposição de quem o queira adquirir.





















VASCO,NOME DE ABRIL

VASCO,NOME DE ABRIL

A direcção da Associação Conquistas da Revolução volta a recordar a todos os amigos e associados que se realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de Julho, o lançamento deste livro,editado pela ACR, conforme convite que se reproduz:


LOURES - Apresentação do livro "Conquistas da Revolução"


Lançamento no dia 12,pelas 16 horas, na Galeria Municipal Vieira da Silva no Parque da Cidade de Loures.


Estarão presentes Baptista Alves e Modesto Navarro, dirigentes da ACR.

Compareçam.

Nova agressão israelita ao povo palestino


Exige-se o fim imediato da nova agressão militar de Israel contra o povo palestino, com particular incidência contra a população da Faixa de Gaza, sujeita a bombardeamentos e sob a qual pende a ameaça de uma nova ofensiva terrestre por parte do exército israelita.

Esta nova agressão israelita em grande escala – que utiliza como pretexto a morte de três jovens israelitas, em circunstâncias ainda por apurar – já provocou dezenas de mortos, incluindo crianças, e centenas de feridos, para além da destruição sistemática de habitações palestinianas.

Não se pode esquecer o resultado da última agressão de grande escala levada a cabo por Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza, a operação “Chumbo Fundido”, iniciada a 27 de Dezembro de 2008 e que provocou 1400 mortos e 5000 feridos, a maioria dos quais civis palestinos, mulheres e crianças, na qual Israel recorreu, inclusivamente, a armas proibidas, como o fósforo branco.

Não se podem esquecer as dezenas de anos de ocupação ilegal, de repressão, de usurpação e saque, de permanente humilhação por parte de Israel contra o povo palestino, de que, por exemplo, são testemunho as mais de 1500 crianças palestinas mortas pelas forças de Israel, somente após 2000.
Condenamos a atitude cínica dos EUA que declarou uma vez mais que “Israel tem o direito de se defender” e a ambiguidade da União Europeia que, objectivamente, tomam o agressor como «vítima» e a vítima como «agressor».

A escalada agressiva de Israel não pode ser desligada dos planos de domínio do Médio Oriente por parte dos EUA e seus aliados, com os quais tentam, por todos os meios, esmagar os povos que não se submetem às suas intenções e hegemonia, como aconteceu com o Iraque, a Líbia ou a Síria.



A ACR expressa a sua solidariedade ao povo palestino e ao movimento pela paz em Israel, reafirmando a legitimidade da luta do povo palestino pelo seu direito à Paz, à Liberdade, a uma vida digna e a um Estado independente, soberano e viável – única solução duradoura para a paz na região.

A direcção



EM DEFESA DO SNS-SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE


EM DEFESA DO SNS-SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
A Federação Nacional dos Médicos, que convocou o protesto para terça e quarta-feira, acredita que a greve terá uma grande adesão, na dimensão da "indignação" destes profissionais de saúde contra medidas do Governo que, acredita, estão a destruir o Serviço Nacional de Saúde.
Médicos em greve prometem encher de batas brancas rua do Ministério da Saúde

.Protesto convocado para terça e quarta-feira.

A ACR está solidária com mais esta luta contra uma das mais valiosas conquistas da REVOLUÇÃO

CARLOS DO CARMO, Associado da ACR , recebe justa distinção internacional.

CARLOS DO CARMO, Associado da ACR,  recebe distinção internacional.

A Associação felicita o seu associado Carlos do Carmo  pela sua distinção com um "Lifetime Achivement Grammy", considerando que este prémio reconhece o seu percurso artístico de 50 anos.


Este galardão atribuído a Carlos do Carmo "distingue e reconhece a dimensão do seu percurso artístico que há 50 anos contribui para afirmar a música e a cultura portuguesa".
Carlos do Carmo é o primeiro(*) artista português a receber um "Lifetime Achivement Grammy".
O galardão, que será entregue no dia 19 de novembro no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada, distingue as carreiras que constituíram contribuições criativas de excecional importância artística.
Em comunicado, a Latin Academy of Recording Arts and Sciences considera Carlos do Carmo, 74 anos, "um dos maiores fadistas do seu tempo", referindo que é filho da "lendária fadista Lucília do Carmo, que teve um papel importante na sua carreira, que se prolonga há mais de 50 anos".

Vários especialistas e compositores consideraram "mais do que justa" a distinção do fadista Carlos do Carmo com um "Lifetime Achivement Grammy", um galardão que premeia carreiras de referência no panorama internacional.
É exemplo disso o que disse à agência Lusa, António Vitorino d´Almeida :  "É mais do que justo e dá-me imensa alegria",acompanhante do fadista ao piano e autor de alguns temas do seu repertório. Para o maestro, Carlos do Carlos sempre mereceu uma consideração internacional: "Agora que a justiça foi feita é mais uma razão para me congratular com isso".  E, acrescentou, "nos tempos que vão correndo, poucas coisas nos dão tanta alegria como a justiça".   

A direcção da ACR comunga desta ideia e compartilha da mesma alegria esta justa distinção que devia ser reconhecida por todos os portugueses e em particular pelas mais altas entidades nacionais.

Parabéns Carlos do Carmo.Parabéns  pela afirmação da música e cultura portuguesa.
(*)Elizabete Matos,cantora lírica terá também já recebido um Grammy.